quarta-feira, 6 de julho de 2011

 

Casamento civil


Por Noeli Campo
Assessora e Cerimonialista

Muitos casais quando resolvem oficializar a união optam por realizar apenas o Civil, que é o mais simples, rápido e econômico dos casamentos.  A duração da cerimônia é de cerca de 15 minutos e será  realizada, durante o dia numa sala no Cartório de Registro Civil. Poderão participar apenas alguns convidados, como pais e testemunhas - a exigência é de um casal de testemunhas para cada noivo.
       Para isso, os noivos devem comparecer ao Cartório e dar entrada ao processo de habilitação ao casamento civil. Após confirmada a habilitação que demora cerca de 20 a 30 dias, os noivos deverão encaminhá-la pessoalmente ao Cartório para agendar a realização da cerimônia. São necessários alguns documentos  para realizar o casório: certidão de nascimento, RG e declaração das testemunhas de que não existe nenhum impedimento matrimonial. Caso sejam viúvos ou divorciados deverão ser apresentadas as respectivas certidões atentando a veracidade da informação.
     Os noivos precisam pagar uma pequena taxa ao cartório, que varia de acordo com o Estado e o cartório, o valor pode ser entre R$150,00 e R$400,00. Os cartórios oferecem a opção de, mediante uma taxa extra, fazer o casamento em diligência, ou seja, em local que não seja o cartório. Os noivos podem, então, realizar o casamento em um local maior, com mais convidados.
      Neste caso, um amigo dos noivos pode falar algumas palavras a respeito do casal, enfim, é possível inovar na cerimônia. Dependendo do horário; se for de manhã, a recepção pode ser um brunch ou almoço; chá da tarde, se for vespertino; ou bolo e champanhe, de noite.
     Optar por casar apenas no civil não significa abrir mão de uma bela comemoração. Isso não impede que os noivos organizem uma cerimônia elegante e inesquecível para os convidados, com liberdade total para inovar nos detalhes da festa. Enfim, independente do estilo do casamento, o importante é ser feliz, e para isso não existem regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário